Identidade Visual do JC360 na 12º Bienal Brasileira de Design
Publicado em 4 de maio de 2017
Text_2

O projeto de identidade visual do JC360, núcleo de branded content do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), foi selecionado para a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. O trabalho foi criado pela empresa pernambucana Savia Design&Branding e está entre os 500 projetos escolhidos pelo júri para participar da edição deste ano.

jc360savia

Para a gerente de Marketing do SJCC, Andréa Pontual, a seleção do trabalho mostra como o projeto do JC360 foi planejado em todos os detalhes. “Desde o início tivemos a preocupação de pensar o JC360 como um todo. E tudo começa com um trabalho de branding bem elaborado e que consiga transmitir a proposta do nosso trabalho. Em pouco menos de um ano, o núcleo já produziu dezenas de projetos customizados para marcas, sempre com conteúdos relevantes. Tudo isso contando com a credibilidade e força dos veículos do SJCC”, diz.

Conheça aqui o trabalho desenvolvido pelo JC360

A responsável pelo branding e planejamento estratégico da marca do JC360 foi a Änimä, dos publicitários Fernando Lima e Ivana de Souza. Para Fernando Lima, a premiação é uma valorização do trabalho que soube traduzir visualmente a construção de um conceito.

“A Änimä sempre teve o maior cuidado na hora de construir uma marca, para construir de forma que todos os stakeholders percebessem os valores envolvidos. E entre os maiores valores está a concepção visual, que é o jeito que a marca se materializa. Na hora que ela se traduz visualmente, fica mais fácil dela ser percebida. Além de extremamente criativa, a Savia é muito parceira e entende muito o briefing, a leitura conceitual a ser traduzida”, disse.

Design da Savia, Lucas Bacic foi o responsável ao lado do também design Lucas Falcão por traduzir o conceito apresentado pela Änimä. “O JC360 é genuinamente multiplataforma. A marca não poderia ser estática e nem quadrada. Pensamos em uma marca que fosse mais fluida e que fosse capaz de se adaptar”, explica.

Além do case do JC360, a Savia Design&Branding também teve o trabalho desenvolvido para a Monotriz selecionado para a Bienal. “É bem interessante que foram dois projetos que criamos com pessoas bem legais. A equipe que participou adicionou muito aos trabalhos. A sensação é que [o resultado] é fruto de um processo em conjunto”, diz Bacic.

Para produzir o catálogo com os trabalhos selecionados, a Associação dos Designs Gráficos (ADG) lançou um financiamento coletivo na internet que pretende arrecadar R$120 mil. A 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico será realizada entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro na Caixa Cultural Brasília.

Outra premiação

Essa é a segunda premiação do projeto de identidade visual do JC360. Em abril, o trabalho foi destaque na categoria Branding do Behance, uma rede social de agências e estúdios.

 

LEIA TAMBÉM