Revolução de 1817 vira campanha estrelada por mamulengos
Publicado em 14 de março de 2017
Text_2

Em 2017 comemora-se o bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. Pensando em tornar a data mais próxima do grande público, com uma linguagem atual, o grupo de teatro de bonecos Mão Molenga participou um projeto audiovisual. A campanha é da Aporte Aporte Comunicação para o Governo de Pernambuco.

Os vídeos contam o princípio, os desdobramentos e o desfecho da revolução através de seis episódios de um minuto cada um, estrelados pela trupe de bonecos Mão Molenga. Eles serão veiculados na televisão aberta, mostrando de uma forma didática a importância histórica do movimento para o país. Assista:

A inspiração partiu da busca por referências do período colonial, mas que tivessem presentes no imaginário atual da população. “O teatro de bonecos foi escolhido, pois enquanto expressão artística, carrega elementos ligados à identidade do povo pernambucano. A campanha é um recurso para manter viva a nossa memória cultural e afetiva”, explica o diretor da Aporte Comunicação, Ângelo de Mello. 

Segundo a produtora cultural Carla Denise, do Mão Molenga, a história é contada através de personagens estudantes de escola pública. “Esse recurso narrativo aproxima fatos históricos da revolução no passado ao cotidiano da população através de uma linguagem mais acessível. Fizemos uma intensa pesquisa em escolas públicas e equipamentos do Estado para que pudéssemos reproduzir cenários com fidelidade no estúdio”, completou.

thumb_img_6567_1024

Todos os episódios serão marcados por acontecimentos históricos que foram importantes para o surgimento, consolidação e desfecho da Revolução Republicana. Alguns exemplos são a revolta dos pernambucanos contra as regalias do rei, a proibição do maracatu e o surgimento da bandeira de Pernambuco.

A construção do argumento contou com a consultoria do historiador George Braga. A campanha conta ainda com um hotsite.

LEIA TAMBÉM

musical-mamonas

15/03/17-14:36

Musical Mamonas

img_site_jcclube_655x250-1

15/03/17-14:17

Quase Famosos