As impressões da Ampla em Cannes 2016
Publicado em 5 de agosto de 2016
Text_2

Pelo sexto ano, a Ampla enviou um representante da agência até Cannes, na França, para a maior premiação no mercado de comunicação do mundo, o Cannes Lions, que aconteceu de 18 a 25 de junho deste ano. E para compartilhar o rico conteúdo adquirido durante o evento, a agência reuniu na manhã de hoje, no auditório da Jump Brasil, clientes e parceiros que puderam ficar a par das principais tendências do mercado apresentadas no festival.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

O diretor de criação Rafael Nântua representou a Ampla em Cannes. No evento de hoje, ele fez uma curadoria para trazer o melhor do que foi vivenciado ao longo dos oito intensos dias, onde aconteceram mais de 140 palestras e workshops. Este ano, a premiação contou com mais de 43 mil peças inscritas em 24 categorias, sendo necessário montar um corpo de 387 jurados.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Rafael Nântua, diretor de criação da Ampla, representou a agência em Cannes. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Rafael Nântua, Manuel Cavalcanti e Aguinaldo Viriato. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

Aguinaldo Viriato, presidente da Ampla, destacou que o investimento feito pela agência ao longo de seis anos consecutivos permite uma troca entre agência e clientes: “Essa iniciativa tem sido muito positiva e dela tem surgido coisas muito interessante, novas linguagens, novas ferramentas e novos meios de comunicar”.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Viriato ressaltou a importância em reunir agência e clientes para analisar tendências. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

Manuel Cavalcanti, também presidente da Ampla, disse que o principal objetivo é compartilhar o conteúdo não só com a equipe (a apresentação foi transmitida ao vivo para os escritórios da Ampla no Recife e Espírito Santo) mas também com os clientes, para que possam no futuro aplicar os insights em novas campanhas. “A publicidade deixou de ser só propaganda. E da mesma forma que o mercado de comunicação vem se modificando, o Cannes Lions também passa por renovações, criando novos painéis e temas, deixando de ser apenas uma premiação para se transformar em um grande congresso”, diz Manuel.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Antes de começar sua apresentação, Rafael fez questão de frisar: “Não temos a pretensão de fazer um resumo definitivo de Cannes, isso é mais uma interpretação nossa do festival”. Ele falou sobre algumas das importantes transformações que a publicidade está passando atualmente.

A primeira delas é a transição da cultura de interrupção para a cultura do entretenimento. Com ela, vem o grande desafio: vencer os Adblockers, já utilizados por muitos internautas e usuários de dispositivos móveis. É a nova cultura do “bloqueio de anúncio”.

Ele ressaltou também a transformação da marca com propósito para a marca ativista: não basta dizer que apoia uma causa, é preciso entrar em ação, levantar a bandeira na prática para convencer o receptor. Outra transição importante está na questão de gênero, onde a publicidade deixa de lado seu histórico por vezes machista para colocar o empoderamento da mulher no centro do debate.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Data: 5-8-2016 Assunto: MARKETING - Evento da agência Ampla, realizado na Jump, localizada na Rua Capitão Lima, região metropolitana do Recife Palavra-chave: ##

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Entre alguns cases mostrados durante a apresentação, o da Burguer King foi um dos que mais chamaram a atenção pela sua criatividade, alcance e sucesso. A campanha, inclusive, foi uma das mais premiadas esse ano em Cannes. Confira o videocase:

 

LEIA TAMBÉM