Propaganda fazendo parte da cultura de Pernambuco
Publicado em 13 de julho de 2016
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A BG9 assina a campanha da 17ª FENEARTE, considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Desde 2007, a agência conseguiu inovar no conceito de propaganda e transformar a campanha da Fenearte em atração cultural em Recife. Todos os anos, durante a feira, a propaganda deixa de ser propaganda e passa a fazer parte da cultura local. Isso porque o ponto central da campanha é uma intervenção urbana com bonecos tradicionais da cultura pernambucana em tamanho gigante.

No ano passado, o leão do conhecido artesão pernambucano Mestre Nuca agradou tanto a pernambucanos como a turistas e acabou ganhando exibição permanente no Terminal Marítimo de Passageiros. Este ano, um Mané Gostoso de 7 metros de altura ganhou movimento na descida do Viaduto Tancredo Neves, no sentido Boa Viagem.

Com o conceito “Artesanato. A arte de brincante”, a campanha explora a eterna alma de criança dos artesãos como matéria prima de suas criações. A agência também é responsável pela estratégia de social media e por todo o projeto de sinalização da feira.

E, mais uma vez, um dos grandes destaques da divulgação da Feneart está no seu histórico pioneiro de intervenções urbanas. Em 2007, uma escultura de 7 metros de altura chamou a atenção, gerou mídia espontânea e se tornou comentário entre os recifenses. Era a primeira ação de comunicação envolvendo uma intervenção desse tipo no meio cidade. De lá pra cá, as intervenções urbanas da Fenearte se tornaram uma marca da feira, gerando expectativa e encantamento, ano após ano.

“As intervenções urbanas da Fenearte são o melhor da propaganda que não parece propaganda, uma das formas mais efetivas da comunicação atuar. É quando a publicidade se mistura com a cultura, quando a marca se conecta de uma maneira mais profunda com as pessoas, em canais que não existem concorrentes disputando a atenção”, diz Toni Ferreira Co-Presidente da Agência BG9.

Ficha Técnica:
Agência: BG9

Cliente: Recife Convention Bureau
Diretor de Criação: Toni Ferreira e Matheus Asfora
Redação: Raphael Pinteiro, Marcela Egito e Fernando Araújo
Direção de Arte: Sabrina Myriam, George Vinicius, Higor Cayo e Gabriela Miranda
Atendimento: Ana Maçães e Tatyane Vasconcelos
Produção: Thays Santiago e Leyla Durão
Arte-final: Geraldo Júnior
Mídia: Maríllia Pontes e Breno Moura
Planejamento: João Gabriel e Alysson Simplício
Community Management: Júlia Portela
Produtora do Filme: Ateliê Produções
Diretor de Cena: Marcelo Lordello
Produtora de Fotos: Sol Pulquerio
Aprovação: Tiago Angelus

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